DANIELA SPIELMANN
RIO DE JANEIRO
Daniela Spielmann é saxofonista, flautista, arranjadora, compositora, pesquisadora e professora. Começou a tocar saxofone aos dezessete anos e sempre se interessou pela música brasileira. Sua performance foi influenciada pelos instrumentos de sopro mais usados no choro, como o clarinete e a flauta. Além de fortemente marcada pelo choro, sua música também incorpora o frevo, o maracatu, o samba, a bossa nova e o jazz. Seus grandes trunfos são a força interpretativa somada à criatividade de suas composições e arranjos. Sua trajetória é longa e farta de projetos importantes. Tem doze CDs de carreira de grupos ou solo.
Em 2001, lançou seu primeiro CD solo Brazilian Breath, trabalho que foi indicado ao Grammy Latino em 2002. Fez parte da banda Altas Horas do programa homônimo na Rede Globo, comandado pelo apresentador Serginho Groisman, do ano 2000 a 2014, elaborando arranjos semanais de acordo com o repertório do programa.
É integrante do grupo Rabo de Lagartixa, duo Spielmann-Zagury, Projeto Gafieirando e Choro na Rua. Já se apresentou com grandes nomes do cenário da MPB Instrumental como: Sivuca, Zé Menezes, Zé da Velha e Silvério Pontes, Anat Cohen; cantores como: Áurea Martins, Moyseis Marques, Zélia Duncan, entre outros. Daniela é envolvida com o ensino, pesquisa e oficinas de música.
Recebeu moções honrosas da câmara dos vereadores do Rio de Janeiro e São Paulo, prêmios e menções de destaque nas diversas áreas em que atua.