KÁTIA PRETA
RIO DE JANEIRO
Conhecida como Kátia Preta no cenário musical, foi pioneira no mundo dos shows, bailes e gravações. Começou sua carreira aos 15 anos e foi uma das primeiras mulheres a tocar trombone de vara no Brasil.
Cursou teoria e percepção no Conservatório Brasileiro de Música e foi aluna de trombone dos professores Oscar Brum (OSB) ,Sergio de Jesus, Constâncio e Jack Jestem. É licenciada em música pela UNIMES e técnico em eletrônica com ênfase em áudio e especializações em produção executiva para shows e eventos, produção musical, sonorização, áudio para TV e cinema e iluminação pela IATEC. Participou de CDs de Zé Ramalho, Áurea Martins, Luiz Ayrão, Banda Blitz, Gabriel Moura entre outros.
Concorreu ao Prêmio da Música Brasileira com CDs de Áurea Martins, Banda Trilogia e Orquestra Lunar, com a qual, sendo integrante fundadora, acompanhou Délcio Carvalho, Nelson Sargento, Wilson das Neves, Angela Suarez, Moyseis Marques, Ana Costa e outros tantos músicos importantes do samba Brasileiro.
Criou sua própria banda, Encanto na Folia, composta só por mulheres, para animar o carnaval do Rio de Janeiro, com a qual ficou em primeiro lugar por 3 anos consecutivos no concurso de bailes da Riotur. Criou Tem Preta na Roda, sua roda de samba e o projeto Som da Preta, onde mescla ritmos e estilos diversos.
Participou da banda do cantor Seu Jorge, Da Gama, Rogê, Pablo Moses, Bruno Maia, Dhemma, Carlos Dafé, Álvaro, Mestre Darcy do Jongo, Gerson King Kombo, Getúlio Côrtes, Rubel ,Velha Guarda Musical de Vila Izabel entre outros. Como integrante da Banda Caixa Preta fez 2 CDs de Jongo contemporâneo e acompanhou MPB4, Armandinho, Leila Maria, Sergio Loroza, B Negão e Mrs Catra. Criou a produtora KP produções artística, executiva e musical.