LÍVIA MATTOS
BAHIA
Lívia Mattos é acordeonista, compositora, socióloga e circense. Depois de muitos anos circulando como instrumentista nos trabalhos de artistas consagrados como Chico César, Rosa Passos, Badi Assad, Orquestra Sinfônica da Bahia e muitos outros, a sanfoneira lançou o seu primeiro álbum autoral em 2017, intitulado Vinha da Ida. Com o seu trabalho, circula por todo Brasil e por diversos países, tendo tocado em festivais como Akkordeon Festival Wien, na Áustria; International Macau Parede, na China; Cantos na Maré, na Galícia; Accordions Around The World, em Nova Iorque; dentre muitos outros. Em 2017, foi selecionada para o programa Onebeat, da Found Sound Nation (EUA), onde realizou residência e turnê pelos Estados Unidos com outros 24 músicos escolhidos ao redor do mundo.
No Brasil, já ganhou os principais e mais concorridos editais voltados para cultura, como o Natura Musical (2016), o Rumos Itau Cultural (2017) e o Circuito SESI (2019), além de diversos projetos contemplados pela Secretaria de Cultura da Bahia. Em 2020, ganhou o Festival da Canção - Ano Aldir Blanc, com a música Apnéia, além do Prêmio Funarte Respirarte e o Prêmio Jorge Portugal (BA). Além de ser considerada uma carismática frontwoman, Lívia transita constantemente por criações de outras linguagens - como a dança, o circo, o audiovisual e o teatro.
Atualmente, está dirigindo um documentário sobre a música no circo no Brasil, fruto de uma pesquisa de mais de nove anos que se baseia nas narrativas de circenses veteranos.