top of page
Maria Clara Valle_foto Pat Duarte.JPG

MARIA CLARA VALLE

RIO DE JANEIRO

Maria Clara Valle é mulher musicista de luta. Feminista, instrumentista, compositora, arranjadora, produtora e educadora musical, já se apresentou e ministrou oficinas no Brasil e em países da América Latina, Europa, África e Ásia, ao longo de 20 anos de carreira. Por 10 anos fez parte da Itiberê Orquestra Família, experiência que marcou profundamente sua formação musical.

Atualmente integra o quarteto internacional Maru, o Jonas Hocherman Octeto, o ODU - coletivo de música de inspiração afro-brasileira e o quarteto feminino de cordas friccionadas cAis, que lança em breve seu primeiro disco. Com Luísa Lacerda lançou, em 2019, Beira do Mundo, EP no qual o duo engendra uma poética tessitura entre as cordas da voz, do violão e do violoncelo. Na quarentena, compartilhada com o percussionista Diego Zangado, formou um duo inusitado cujo repertório mescla composições suas e interpretações de grandes clássicos.

Teatro é uma de suas grandes paixões. Além de ter tocado muitas vezes em cena, está em cartaz itinerante ao lado do escritor angolano Ondjaki com os espetáculos Sobre o Mar e Chão de Novo. Com Ondjaki e Jonas Hocherman, compôs a trilha original do musical infantil Ombela, que mereceu o VI Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças nas categorias Composição Original e Direção Musical. Com o Coletivo Essa Mulher, coletivo de compositoras e musicistas, atua para fomentar a reflexão sobre a prática musical feminina por meio de documentação histórica e produção de mostras e festivais.

Também é idealizadora e curadora do Som na Toca, plataforma de financiamento coletivo que fomenta projetos artísticos independentes.

bottom of page