MARIA SOUTO
RIO DE JANEIRO
Atua como instrumentista (flauta e saxofone), arranjadora, compositora, arteducadora, pesquisadora, mãe. Integrante do Duo Maria e João, com o qual lançou em janeiro de 2021 o EP Sete Encantos, com canções e músicas instrumentais autorais que se revelam na interseção de linguagem, entre sons, palavras, imagens, corpo e natureza. Integra o Quarteto de Choro, com o qual realizou o projeto Choro no Parque, entre 2012 e 2019.
Faz parte da Coletiva ARTivista Primavera das Mulheres, com a qual atua desde 2016, em showsmanifestos, giras de conversa e saraus abertos, em palcos e ruas. É musicista, arranjadora e produtora da Camerata Brasilis, com a qual lançou dois discos, o primeiro instrumental Camerata Brasilis (2009) e o segundo ao lado da cantora Teca Calazans, Suíte Popular - 2016, ambos pelo selo da Acari Records.
Professora de Flauta Transversa da Escola Portátil de Música e Casa do Choro (RJ), desde 2009. Em 2019 trabalhou como coordenadora da Oficina de Sopros do Bloco Mulheres Rodadas e professora de saxofone do Bloco. Atuou como coordenadora do Ponto de Cultura e dos Núcleos de Formação Musical Itinerantes da Escola Portátil de Música/Casa do Choro, nas Bibliotecas Parque de Manguinhos, Alemão e Rocinha e em Escola Públicas de Santa Cruz, Itaguaí, Penha e Manguinhos, de 2009/2015.
Sua formação musical se deu através das rodas de choro, das aulas-roda da Escola Portátil de Música, onde iniciou como aluna, das oficinas de Música Universal com Itiberê Zwarg, na ProArte (RJ), e no Bacharelado em Música Popular Brasileira - Arranjo Musicais pela UNIRIO, incompleto, além de diversos festivais e cursos livres. Bacharel em Ciências Sociais (UFRJ).