top of page
Tainá_Caldeira.jpeg

TAINÁ CALDEIRA

RIO DE JANEIRO

Tainá Caldeira é compositora e violonista natural do Rio de Janeiro. Iniciou sua trajetória com o violão aos 15 anos e começou a se interessar pela composição a partir de então. Mais tarde, teve aulas de violão erudito com Graça Alan, Elodie Bouny e Mário da Silva. Atualmente, é graduanda do curso de Composição e Regência da EMBAP, em Curitiba, onde reside desde 2018.

Foi selecionada para participar de festivais de composição como o Sonora - Ciclo internacional de compositoras (Rio de Janeiro - RJ, 2017), Novvas – II mostra da atual música curitibana (Curitiba - PR, 2019) e Festival Escute Aqui – festival virtual de novos compositores onde estreou a peça Grãos de Pólen para flauta solo. Como violonista, integrou o grupo feminino Gaia, com quem fez show em Portugal. Realizou turnê com o show Lugar Comum, em Portugal e no Brasil em duo com a cantora portuguesa Inês Carreira. 

Atualmente  integra o Coletivo Violoníssimas, grupo de pesquisa e performance que se dedica ao repertório para violão escrito por compositoras e também o Duo BRUTA com a contrabaixista curitibana Bruna Buschle. BRUTA estreou em dezembro de 2020 o clipe Seu Jongo, composição de Tainá Caldeira, gravado à distância durante a pandemia e contemplado com o prêmio RespirArte da Funarte. Em 2021, o BRUTA se prepara para gravar seu primeiro EP visual com músicas e vídeos inéditos.

bottom of page