VANESSA MELO
BAHIA
Iniciou seus estudos musicais na Sociedade Filarmônica Oficina de Frevos e Dobrados, sob a batuta do maestro Fred Dantas. Um ano depois ingressou no curso técnico de música no Colégio Deputado Manoel Novaes. No ano seguinte passou a fazer parte do projeto NEOJIBA, onde atuou por sete anos como clarinetista e monitora de educação musical. É graduanda em Clarinete pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Em 2013 dá início à carreira de cantora realizando apresentações em Salvador, nos grupos Orquestra de Pandeiros, Pradarrum, entre outros. No carnaval de 2015 foi convidada a dividir o palco principal do pelourinho com Tote Gira e Lazzo Matumbi, no projeto Batuques do Coração, cantando as tradições do samba baiano. Atualmente é integrante do Rumpilezzinho, projeto idealizado por Letieres Leite, projeto este que realiza a formação musical de jovens através do UPB (Universo Percussivo Baiano). Concorreu ao FENFIT 2015 (Festival Nacional de Forró de Itaúnas) sendo premiada na categoria Revelação Feminina. Nos anos de 2017 e 2018, foi convidada para realizar workshop de música afro baiana, nos festivais internacionais de música tradicional, Ethno Germany e Ethno Flanders, Alemanha e Bélgica, onde pôde fazer intercâmbio com músicos e musicistas de todas as partes do mundo.
Em 2019, foi artista convidada pelo Sonora Brasil (SESC) para realizar turnê nacional com o grupo Líricas Negras, projeto este que fomenta a divulgação e reprodução do repertório de compositoras negras brasileiras.